sexta-feira, 3 de setembro de 2010

ABC DO MERCADO PUBLICITÁRIO

Quem Precisa de uma agência de Propaganda?

Nos dias atuais, toda empresa, de qualquer porte, precisa comunicar-se com seu mercado, para vender seus produtos, sejam eles bens ou serviços.

Uma boa agência participa dos problemas do cliente e luta pelo encontro de soluções favoráveis.

Proporcionando sempre o máximo retorno para os seus investimentos em publicidade ou em outras ações de marketing.

Uma agência ajuda a manter, reconquistar ou descobrir novos e potenciais consumidores.

Preservar ou revitalizar a imagem da empresa, em formar opiniões junto ao público ou quebrar resistências, e também pode criar promoções, materiais de ponto de venda, catálogos e outras peças de apoio às vendas.

No Vale do Paraíba, dê preferência às agências associadas a APROVA e também aquelas certificadas pelo CENP (Conselho Executivo de Normas-Padrão).

Para conhecer as agências associadas a APROVA, consulte o site www.aprova.ppg.br, e para as agências certificadas pelo CENP, o site www.cenp.com.br.

O que é uma agência de propaganda?

É uma empresa de prestação de serviços com personalidade jurídica própria e independente, estruturada com pessoal especializado em criação e administração.

Ela planeja, executa e distribui a Comunicação Mercadolóca, por ordem e conta de seus clientes.

Tem como objetivo promover a venda de produtos e serviços, difundir idéias e informar ao público a respeito de organizações e instituições a sua disposição;


O que faz uma agência?

Planeja os investimentos publicitários do cliente.

Define a estratégia e o conteúdo da comunicação.

Elabora criativamente as mensagens, buscando gerar interesse e retorno da comunicação (recall)

Recomenda os veículos mais adequados para a veiculação das mensagens publicitárias.

Negocia os custos de mídia e produção.

Como escolher uma agência?

1. Uma Agência de Propaganda não é um fornecedor comum.

Agências que tem ética como regra de conduta não aceitam trabalhar para clientes conflitantes. Portanto, um relacionamento de plena confiança e, preferivelmente, o mais duradouro possível deve ser a sua meta ao escolher a sua agência.

2. Preço é um fator relevante, porém não o mais importante.

Não peça para que uma agência lhe dê de graça a única coisa que ela tem para lhe vender: suas idéias.

“O barato sempre sai caro”

3. A Agência tem pessoas suficiente, com alto nível de talento e experiência?

Já disse que o maior capital de uma Agência sai pela porta da frente todos os dias, após o expediente: os seus funcionários.

4. A Equipe que vem solicitar sua conta é a mesma que vai atendê-lo?

Certifique-se que as pessoas que vão lhe apresentar a agência são as mesmas que vão trabalhar na sua conta e não apenas brilhantes apresentadores, que amanha estarão ocupados em novas apresentações.

5. Escolha uma agência a altura de sua empresa.

Lembre-se que é melhor ser um grande cliente numa pequena agência do que o menor cliente de uma grande agência.

6. Decida Também o tipo de Agência com que você gostaria de Trabalhar.

Comum ou especializada, voltada para o marketing ou altamente criativa, com alto potencial de compra ou não, jovem ou tradicional, com que tipo de proprietários ou pessoal?

7. Chame poucas Agências para seleção.

Através das informações obtidas, vá excluindo de sua lista as que não correspondem as suas exigências, até selecionar três ou quatro.

Convide-as então a lhe fazerem uma apresentação “ao vivo”.

8. Não promova concorrências.

Além de ilegal, fazer uma concorrência especulativa entre agências, pedindo-lhes que apresentem sugestões de campanha, pode ser uma colorida e emocionante loteria. Mas não é a melhor forma de eleger uma prestadora de serviços de tamanha importância, para tão íntimo e longo relacionamento.

9. Uma Vez escolhida a Agência com a qual vai trabalhar, avise as demais que foram consultadas sobre a sua decisão.

Elas certamente realizaram um grande esforço para a apresentação e você lhes deve uma satisfação pessoal imediata, antes que sejam informadas por terceiros.

Como obter o máximo de sua agência.

1. Conhecimento de sua empresa, seus produtos e objetivos.

Isto deve estar contido no “briefing” que você tem obrigação de lhes fornecer. Normalmente as agências possuem formulários padronizados para coleta dessas informações.

Se o convívio é recente, mostre-lhes como funciona sua produção, distribuição e vendas.

Facilite seu contato com as pessoas e departamentos-chave de sua organização.

Estimule-a a conhecer ao máximo o mercado e a concorrência.

2. Envolvimento

Uma agência competente e interessada em realizar um bom trabalho, convive muito com o cliente, interessa-se, faz perguntas e pede respostas completas.

Participa de convenções, seminários, demonstrações e reuniões que possam trazer-lhe um melhor conhecimento do produto e sua comercialização, dos concorrentes e consumidores.

3. Posições Firmes

Os profissionais da agência devem estar em condições de apresentar sugestões válidas e fundamentadas.

4. Cada cliente tem a propaganda que merece.

Se a sua empresa tem objetivos bem definidos de marketing e os transmite integralmente a agência, você pode exigir que esta lhe apresente soluções publicitárias no mínimo a altura deles.

5. Dê muita importância ao posicionamento.

Peça à sua agência que concentre sua energia criativa no posicionamento de seu produto, serviço, idéia ou imagem.

6. Contribua ao máximo.

Mas não pretenda competir com sua agência. Além das informações, você pode sugerir caminhos, estratégias e até peças.

7. Exija pontualidade, mas fixe prazos razoáveis.

O Trabalho criativo precisa de tempo para informações, gestação e maturação.

8. Evite a “grande apresentação”

Apresentações formais, além de constrangedoras, tendem a criar uma situação em que a agência se coloca na posição de “vender” e o cliente na de “rebater”.

9. Permita a Agência compartilhar dos seus resultados.

Mapas de vendas e de retorno de pesquisas são importantes, mas cartas e comentários pessoais, além de gratificantes, estimulam a agência a atacar com entusiasmo a etapa seguinte.

RECOMENDAÇÕES FINAIS

A informação confiável é a matéria prima da comunicação. Por isso recorra, sempre que possível, à pesquisa de mercado e de opinião.

As pesquisas quantitativas são feitas através de entrevistas pessoais domiciliares, com base em um questionário previamente definido e aprovado pela agência e pelo cliente. Já as qualitativas são realizadas por meio de discussões em grupo, que permitem o aprofundamento das questões.

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