Como fazer
um plano de marketing digital para sua empresa?
É certo que muita gente se
pergunta como
fazer um plano de marketing digital antes de qualquer
outra ação de divulgação online, mas é verdade também que esse percentual ainda
é muito pequeno quando se fala de divulgação de pequenas e médias empresas.
A maioria delas se lança no
marketing digital sem qualquer tipo de planejamento e os
resultados são catastróficos.
O processo de elaboração de um plano de
marketing digital é visto por muita gente como uma etapa
tediosa e muito teórica e por isso é muitas vezes ignorado ou relegado a um
segundo plano.
Concordamos que a etapa
operacional é bem mais instigante e desafiadora, mas sem um planejamento estratégico em
marketing digital, você estará navegando as escuras.
Ao criar um plano de marketing digital você
já estará com meio caminho andado em direção ao sucesso. Para lhe ajudar nisso,
a equipe da Academia do
Marketing elaborou um roteiro básico de pontos que você deve
incluir no seu planejamento.
Dicas
sobre como elaborar um plano de marketing digital
Se você quer saber como fazer um plano de
marketing digital de sucesso, leia atentamente o pequeno
roteiro que criamos e faça as anotações que julgar devidas para adaptá-lo às
suas necessidades.
1 –
Defina muito bem seus objetivos
Uma recomendação fundamental
para quem deseja saber como elaborar um plano de marketing digital:
Antes de tudo, defina muito claramente seus objetivos. Ao traçar um objetivo
você deve especificar claramente o que deseja com as suas ações de marketing
digital para que seu planejamento seja bem focado.
Outro ponto de orientação
importante são as metas a serem alcançadas, para que possamos definir as métricas e KPIs aplicáveis.
Estabelecer prazos de execução também é essencial, já que devido ao volume de
trabalho envolvido em qualquer campanha de marketing digital, a questão do
tempo pode facilmente fugir do controle.
2 –
Pesquise e conheça o seu público alvo
Uma das etapas mais críticas
para quem vai criar um plano de marketing digital é
a de pesquisa das características do público alvo. Atualmente temos diversas
ferramentas na Internet para saber com exatidão qual é perfil de visitantes de
um determinado site.
Com base nesta análise podemos
traçar o perfil de um determinado público e assim adequar a linguagem e o
conteúdo a ser produzido para nossas ações.
Depois de definir seu público
alvo, crie uma Persona,
ou seja, um consumidor em potencial imaginário que possui todas as
características do grupo que você deseja impactar. A personificação do seu
público vai ajudá-lo bastante na hora de entender o comportamento do grupo,
suas necessidades e anseios.
3 –
Defina os canais a serem utilizados
As opções para divulgação de
uma marca na Internet são muitas e é preciso, logo no início do projeto,
definir quais são os canais mais apropriados para cada tipo de campanha em
função do público alvo que pretendemos atingir. A variedade de canais não
implica na obrigação de usá-los todos.
Você até pode usar um leque
amplo de canais no início da campanha, mas deve monitorá-los de perto para
identificar aqueles que não estão gerando tráfego ou conversão relevante para o
site e então descartá-los.
4 – Capacitação da Equipe
No marketing digital moderno
não há mais espaço para amadorismo, por isso, um dos pontos que você deve
colocar em seu plano de marketing digital é
justamente o da capacitação técnica da equipe. Qualquer ferramenta de marketing
online requer treinamento e técnica, por isso é essencial ter pessoal
capacitado para sua utilização.
Alguns empresários se sentem
tentados a entregar seu marketing digital ao “rapaz da contabilidade que saca de Internet”,
e depois não entendem o porquê do fracasso de suas campanhas. Não existe mais
espaço para amadorismo ou improvisação no marketing online.
Saber como navegar na Internet
é uma coisa e saber como fazer um plano de marketing digital, implementá-lo com
profissionalismo e monitorar de forma adequada seus resultados é outra coisa
completamente diferente.
Nessa parte, a equipe da Academia do Marketing pode
lhe ajudar bastante com nossa grade de cursos e programa de formação em marketing digital. Com mais de
nove anos no mercado, nossa equipe vem desenvolvendo, atualizando e
aperfeiçoando treinamentos nas mais variadas área do marketing online, nos
formatos presencial e também online.
5 –
Determine qual o conteúdo a ser veiculado
Essa é uma etapa das mais
importantes de todo o processo. A comunicação parte do princípio da afinidade
de interesses e por isso precisamos desenvolver um conteúdo que crie um ponto
de contato entre a empresa e o público que queremos impactar.
O consumidor moderno está em
busca de informações antes de comprar alguma coisa e essa informação precisa
ter qualidade e ser facilmente encontrada. Antes de qualquer oferta, é
necessário disponibilizar conteúdo informativo, como em blogs, por exemplo.
Um dos maiores erros de marketing digital é
justamente não ter um conteúdo de qualidade em seu site para poder iniciar o
relacionamento com seus clientes em potencial.
6 – Elabore um cronograma de ações
Definir
um cronograma de ações é fundamental para que possamos criar uma sinergia no marketing digital como forma de potencializar cada ação isolada. No
marketing online moderno, existe uma correlação muito grande entre os diversos
canais e explorar esse potencial de alavancagem é muito importante.
Peças
promocionais, marketing de conteúdo, redes sociais e tudo mais precisa estar
alinhado em termos de veiculação.
O marketing digital atualmente é composto por uma
sucessão de ações e por isso é preciso ter todos os passos muito bem definidos
e cronometrados para que as diversas ações não acabem por se sobrepor e perder
seu verdadeiro potencial. Se você quer saber como fazer um plano de marketing
digital, um dos conceitos que deve ficar bem claro é que não existem ações
isoladas.
7 – Defina como será feito o monitoramento
Antes
de pensar em como elaborar um plano de marketing digital, precisamos definir
como essas ações online serão acompanhadas e verificadas em termos de
resultados. Para isso é necessário definir quais as ferramentas de
monitoramento, como o Google
Analytics, por exemplo, serão
utilizadas.
No
caso de mídias sociais, é preciso também definir qual será a ferramenta
utilizada para acompanhamento de menções e outras métricas específicas dessa
categoria. O Google Analytics é uma ferramenta bem completa, mas não é o
suficiente para acompanhamento de redes sociais.
Como
você pode ver, a elaboração de um plano de marketing digital é trabalhosa e
demorada, mas cada passo é importante para que os resultados surjam da forma
desejada. O planejamento é a alma do negócio em qualquer empreendimento e no
marketing digital não é diferente.
Para
expandir a sua visão sobre os diversos canais de marketing digital, sugerimos
que você também leia o nosso artigo Estratégias
de Marketing Digital.
Agora
que você já sabe como fazer um plano de marketing digital é hora de começar a
elaborar o seu. Boa sorte e conte sempre conosco!
Nice blog with Amazing information .. love to read about this.
ResponderExcluirAwaiting for your new post
We at Fullassignment.com bring to you the most significant Information Technology assignment help writing service at the best cost. With long stretches of understanding we are prepared to give assignment help over the globe.You will be guided here with a portion of the information of Information Technology assignment which could assist you in deciding writing a Information Technology assignment. Nonetheless, we unequivocally prescribe you to benefit Virtual Memory Assignment Help from our specialist to find out about marketing and its scope.We also provide Operating systems Assignment Help from our experts.
https://fullassignment.com/