QUAL A IMPORTÂNCIA DO SEO PARA
SUA EMPRESA?
Estar bem ranqueado em buscadores, como Google e Bing, é uma exigência para lojas virtuais conseguirem
audiência. De acordo com instituições como a Abradi, 93% dos processos de
compra online se iniciam nos buscadores. Então, nesse mercado, a máxima “quem
não é visto não é lembrado”.
Conforme pesquisas, a primeira
posição na busca orgânica do Google recebe 18,2% de todo o
tráfego. Segunda, terceira e quarta colocações recebem 10,1%, 7,2% e 4,8%,
respectivamente, enquanto os outros resultados ficam com menos de 2% do tráfego,
evidenciando a importância do ranqueamento. Para disputar o topo dessa lista é necessário
um trabalho de SEO consistente e bem planejado.
O QUE É SEO?
Search Engine
Optimization é o conjunto de técnicas e práticas que visam
posicionar determinado site em buscadores (Google, Bing, Yahoo, etc). Tais
técnicas atuam na otimização de diversos elementos de um site, aumentando sua
autoridade, relevância e performance.
FUNCIONAMENTO DO MOTOR DE BUSCA
Os motores de busca indexam e rastreiam endereços
existentes na web e exibem os resultados de busca de maneira automatizada.
Então, para criar boas estratégias de SEO e
conseguir destaque, é preciso aprender como os algoritmos são lidos e
interpretados pelos buscadores.
COMO APLICAR AS TÉCNICAS DE SEO
Sites que trabalham eficientemente o SEO
geralmente estão na primeira página das pesquisas de buscadores. Seguir algumas
recomendações de otimizações on-page e off-page é fundamental para
quem quer ver sua página bem posicionada e, consequentemente, recebendo grande
tráfego.
-PALAVRA-CHAVE
O ponto de partida para sua estratégia de SEO é
elencar palavras-chave que levarão pessoas a sua página.
-TÍTULOS
Títulos de destaque devem sempre conter as keywords previamente escolhidas.
-CONTEÚDO
É comum ouvir de especialistas que “conteúdo é
rei”. E, de fato, esse elemento é decisivo para o ranqueamento de uma página.
-CRITÉRIOS
Três critérios são levados em consideração para
a criação de conteúdo para SEO: relevância para aparecer nas
consultas, credibilidade para ser considerado pelos leitores e autoridade para
ser visto como referência.
-UX
Além de palavras-chave e conteúdo, os buscadores
avaliam também a experiência oferecida pelo site a seus usuários. É avaliado
desde se o site é responsivo (se adaptam a diferentes tipos de dispositivos)
até o tempo em que o usuário permanece nele.
-LINK BUILDING
A construção de link ocorre quando outros sites
fazem referência ao seu, publicando conteúdo com links que direcionam a seu
site. O algoritmo do Google entende
que quanto mais direcionamento sua página tem, mais relevante ela é.
-URL AMIGÁVEL
Para gerar maior confiabilidade dos usuários e
ficar mais aparente para os robôs de busca de Google e Bing, é preciso ter uma
URL que possibilite a compreensão do conteúdo. Então, em vez de uma URL
genérica, repleta de números e códigos, deixa-a autoexplicativa, com uma
palavra-chave ou o título do conteúdo encontrado nela.
-ROI EM SEO
Conforme pesquisas realizadas na internet
revelou que 32% dos profissionais consideram o ROI em SEO excelente, deixando a estratégia em primeiro
lugar no quesito retorno sobre investimento, a frente de métodos bem conceituados
como e-mail marketing e links patrocinados.
Para medir o ROI, faça uma estimativa do tráfego
que você geraria com determinadas palavras-chave em um período de sua escolha.
Com estes números em mãos, compare o resultado conquistado com o previsto.
-MONITORAMENTO
É recomendável conferir a eficácia do trabalho
periodicamente, acompanhar os resultados e investir na produção de conteúdo
qualificado. Também é importante desmembrar conteúdos produzidos para redes
sociais dos produzidos para o seu blog e site, mas mantê-los interligados por
intermédio de chamadas e links de um para o outro.
Por meio do Google Analytics, é possível o
monitoramento de suas fontes de tráfego de busca orgânica, viabilizando saber
quais são as palavras-chave que as pessoas estão usando para encontrar seu
site.
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