terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A FORÇA DOS CONSUMIDORES

NEW BRAND COMMUNICATION 2010:
EVENTO ORGANIZADO PELO GOOD PEOPLE SHARE TRAZ AO BRASIL PROFISSIONAIS QUE MOSTRAM QUE INOVAÇÃO É ALGO FUNDAMENTAL NOS DIAS DE HOJE.


O uso dos movimentos sociais para engajar as pessoas e a sustentabilidade foram os assuntos que abriram o New Brand Communication 2010.

Jeremu Heimans, cofundador e CEO da Purpose e fundador da Avaaz.org abriu o evento com a palestra "Grandes Comunicadores e Marketing de Causa", e em seguida foi a vez de Jeremy Faludi, professor, estrategista e design sustentável da Stanford University (EUA) que falou sobre "A Marca Sustentável"

O Australiano Heimens, é um exemplo de como utilizar as ferramentas sociais para juntar grandes comunidades em torno de uma causa. Ele está por trás de movimentos como o Livestrong, o famoso movimento social mundial em que as pessoas compravam pulseirinhas amarelas e ajudavam no controle do câncer; Global Zero, para o fim das armas nucleares; GetUp!, movimento político que em pouco tempo, por meio das redes sociais, mobilizou mais membros que todos os partidos políticos da Austrália somados e, entre outras vitórias, conseguiu mobilizar a população para impedir a reeleição do primeiro ministro do país, John Howard, que há 11 anos estava na frente do cargo.
Já no Brasil, o Avaaz.org, rede de mobilização global, é responsável pela mobilização das pessoas que culminou na aprovação do projeto Ficha Limpa.

Para Heimans, os movimentos sociais foram revolucionários desde a época do movimento hippie. Porém, a internet, permite agregar milhares de pessoas de forma muito rápida como nunca ocorreu antes. Ele cita o exemplo da própria Purpose, organização que em três anos e meio mobilizou mais de 6 milhões de pessoas.

Atualmente, a Purpose congrega vários movimentos simultaneamente, que lutam por causas globais que vão desde o combate a grandes epidemias, até a luta contra a mudança climática.
E as redes sociais são o melhor jeito para atingir grandes objetivos.
Por meio delas é que temos que convencer cada vez mais consumidores a comprar apenas produtos sustentáveis e de baixo impacto, a incentivar essas pessoas a cobrar seus representantes na política para tomarem medidas efetivas, bem como pressionar os acionistas das empresas a tomarem medidas sustentáveis na fabricação de seus produtos.
As marcas também devem tomar atitudes como essas, principalmente marcas que não possuem apenas simples consumidores, mas sim fãs que passam horam em uma fila no dia do lançamento de algum produto. Elas têm o poder de mobilizar seus fãs para que esses trabalhem em causas importantes.

Para Faludi, sustentabilidade passou a ser fundamental para as marcas, independetemente do seu negocio. Porém a miorias das empresas e pessoas não sabem realmente o que significa participar do movimento verde. "Temos que fazer coisas honestas e significativas, e quando falo em ser honesto, é que as empresas mostrem realmente, onde estão fazendo bem, onde estãso pecando e que mostrem os números reais aos consumidores. Esses não sabem o que significa sustentabilidade porque não possuem pontos de referencias honestos", afirma, ressaltando que o que uma empresa deve fazer aplicar corretamente o conceito de sustentabilidade é, primeiro, descobrir o impacto que se produto causa na natureza para, depois, corrigir esse problema e, enfim, comunicar ao consumidor algo que seja realmente significante.


Trechos do texto A FORÇA DOS CONSUMIDORES.
Edição especial PROPMARK - New Brand Communication 2010.

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