sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Como usar o algoritmo do Instagram a seu favor?

1. Descubra os melhores horários de postagem

Descobrir o horário de postagem significa entender qual horário mais seguidores acessam o aplicativo.
Isso é fundamental para garantir o engajamento inicial do post que, como já falamos, é um dos fatores que fazem com que o algoritmo interprete positivamente a postagem e mostre-a para mais usuários.
Atenção: para descobrir os melhores horários de postagem, é importante fazer testes e analisar o comportamento da sua audiência.
Além disso, o melhor horário de postagem pode variar de acordo com o tipo de conteúdo. Talvez um infográfico performance melhor em um horário diferente que um vídeo, por exemplo.

2. Desenvolva um relacionamento duradouro com seus seguidores

Como já falamos, um dos fatores que o algoritmo analisa é o relacionamento entre os usuários, postagens e páginas. Por isso, desenvolver um relacionamento duradouro, baseado em engajamento constante e com crescimento saudável, deve ser seu objetivo principal.

Mas como fazer isso? Entenda as preferências de sua audiência, descubra o que eles querem ver em seu perfil, ofereça conteúdo de qualidade e tenha uma boa frequência de postagens.

3. Crie conteúdo que as pessoas falam sobre (e queiram compartilhar)

O Instagram valoriza não apenas conteúdo que engaja os seguidores, mas também conteúdos que despertam o desejo de compartilhar.
Sinais importantes de conteúdos relevantes são as marcações de outros usuários em comentários e o compartilhamento privado (por meio das mensagens diretas) de posts e stories. Isso mostra que as pessoas consideram suas postagens relevantes a ponto de convidarem outras a vê-las!
As dicas nesse tópico valem para o anterior: crie conteúdo relevante e o compartilhamento será uma consequência. Outra boa tática é fazer postagens que levem as pessoas a pensarem em amigos e familiares.

4. Desenvolva uma identidade visual

Em meio a tantas imagens no feed, uma boa identidade visual vai garantir que você se destaque para seus seguidores e que eles sempre identifiquem que aquele post é seu. Isso faz com que os seguidores realmente interessados em suas postagens parem e consumam o conteúdo produzido, além de uniformizar sua comunicação pela rede.

5. Produza boas imagens e vídeos

O Instagram é uma rede baseada no visual, por isso, nada mais lógico do que ter boas imagens e vídeos no seu perfil. Um conteúdo visual de qualidade gera mais curtidas, engajamento e compartilhamentos, ou seja, um engajamento que será positivo para a sua marca.
Além disso, boas imagens e vídeos atraem novos seguidores e destacam-se no feed de exploração.

6. Conheça e entenda seus seguidores

Saber quem são seus seguidores é fundamental para oferecer a eles o que eles buscam. Entenda o perfil de quem acompanha sua marca, ou seja, conheça sua persona e entenda quais as particularidades de seu comportamento quando se trata do Instagram.
Uma boa forma de fazer isso é usando o Instagram Insights, que permite descobrir informações demográficas como gênero, idade e localização. Ele também permite entender o impacto de suas postagens e quem está sendo impactado.

7. Não se esqueça do bom conteúdo

Muitas pessoas lembram do conteúdo visual quando trata-se do Instagram, mas acabam deixando de lado o conteúdo escrito. Não cometa esse erro!
Um bom conteúdo para o Instagram é aquele que conecta e encanta as pessoas. Não adianta ter um perfil incrível se você só posta conteúdo sobre sua marca. Invista no relacionamento e ofereça conteúdo relevante e compartilhável.
Como fazer isso?
  • crie boas legendas;
  • faça posts informativos e/ou descritivos;
  • conte uma história;
  • se possível, invista no humor e em uma linguagem mais leve.

8. Use o Instagram Stories

Instagram Stories, com seu próprio algoritmo, é um excelente recurso para as marcas. Por ser um conteúdo efêmero de consumo diário, ele te dá a oportunidade de um contato mais próximo e recorrente com seus seguidores, fortalecendo seu contato com eles.
O Stories conta com cada vez mais recursos, que permitem que maior customização e um visual mais interessante, estimulando a relação com seus seguidores. O engajamento no Stories faz com que tanto as histórias quanto as postagens apareçam antes para os seguidores.
Como criar bons conteúdos para suas histórias? Aqui vão algumas ideias!

  • Conteúdos dos bastidores, os famosos “behind the cameras”;
  • Detalhes do produto ou serviço.
  • Fazer perguntas (use as “Enquetes”!).
  • Conteúdo produzido pelos usuários.
  • Criar uma série para o Instagram Stories (o que estimulará que seus seguidores te acompanhem diariamente).
Além disso, a mais nova possibilidade de salvar suas histórias nos “Destaques” do perfil e disponibilizá-las por mais tempo cria uma nova seção de postagens, permitindo que você produza conteúdos com diferentes temáticas e objetivos!

9. Invista nos vídeos ao vivo

Os vídeos ao vivo são um adicional valioso do Stories. Quando você inicia um vídeo ao vivo, todos seus seguidores são notificados sobre sua atividade. Além disso, é um sinal para o algoritmo que você está empenhado em usar a rede e convidando seguidores a fazer o mesmo.
Explorar a possibilidade de histórias em conjunto com outros perfis pode também ser interessante para trazer novas pessoas e experiências relevantes para seus seguidores, além de aparecer para mais pessoas, já que a notificação é mostrada para os seguidores do outro perfil também.

10. Faça uma boa bio

Uma boa bio para o Instagram deve oferecer informações completas sobre sua marca, esclarecendo para o usuário o que ele precisa saber, como: descrição da marca, site, contato (email, telefone, WhatsApp), endereço (em caso de negócios locais) e outras informações relevantes para as particularidades do seu negócio. A bio deve ser objetiva, clara e não pode ser muito longa.

E por que isso importa?

Uma boa bio garante que as pessoas sempre recorram ao seu perfil para acessar as informações da sua marca. Ou seja, elas buscarão seu perfil na barra de busca ou sempre acessá-lo, o que é um sinal positivo para o algoritmo.


11. Use as hashtags

As hashtags são importantes elementos do Instagram, pois ajudam a comunidade a conectar-se. Com o novo recurso do Instagram, que permite que os usuários sigam hashtags, isso fica ainda mais evidente.

Mas atenção! Não basta colocar todas as hashtags na sua postagem de uma só vez. Para usar a hashtag na rede, as melhores dicas são:

  • tenha bom senso: o Instagram permite até 30 hashtags por comentário, mas não abuse disso. O excesso de hashtags pode poluir seu conteúdo e incomodar o usuário;
  • seja específico e relevante: use hashtags que tenham relação com a postagem, além de escolher aquelas que tenham mais a ver com seu negócio e com quais comunidades você quer conectar-se;
  • observe as tendências: acompanhe os assuntos do momento, as hashtags da vez e observe o que seus concorrentes andam postando. Isso é fundamental para estar atualizado e manter-se relevante;
  • use diferentes hashtags: varie nas hashtags e invista em suas variações. Por exemplo: use tanto #vagas quanto #vagasemmarketing. Isso torna seus posts mais amplos para quem procura.

12. Considere usar influenciadores digitais

Fazer parcerias com influenciadores que tem um público relevante para o seu negócio e interessado nele pode trazer novos seguidores, fazer com que as pessoas acessem seu perfil e até mesmo conectem-se com sua marca por meio dos comentários ou mensagens diretas.
Esses sinais de interação e o aumento do engajamento podem ser pontos positivos para o algoritmo.
Porém, lembre-se sempre: não escolha influenciadores pelo número de seguidores, e sim pela identificação com os valores da marca e o potencial de atingir seus objetivos de negócio.

13. Invista em anúncios

Os anúncios no Instagram são interessantes por permitirem cliques em link, o que só é possível organicamente na bio.
Eles são positivos pois aumentam o engajamento com suas postagens, trazem novos seguidores e também aumentam as visualizações do seu perfil. Além disso, eles são um importante sinal para o Instagram que você está investindo na rede para chegar até os usuários.

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