segunda-feira, 14 de maio de 2012

O uso de informações de pesquisa de marketing pelas agências de comunicação do Vale do Paraíba


O mercado de comunicação de São José dos Campos, município com 594.948 habitantes da mesorregião do Vale do Paraíba/SP (IBGE, 2010), se desenvolveu com mais intensidade a partir de 1980, com a chegada da Rede Globo de televisão, com concessão própria para comercialização. Antes desse acontecimento, sua malha de comunicação era primária, uma vez que grande número de profissionais que atuava na cidade era da região, o que os prejudicava, de certa forma, por não trazer experiência da capital, pois muitos deles eram formados em outras áreas, visto que era um mercado ainda em formação.  Com a instalação da transmissora regional da Rede Globo e, subsequentemente, de outras emissoras, o mercado publicitário regional se transformou. Entre as mudanças, destaca-se a abertura e instalação de faculdades de comunicação por instituições de ensino superior do Vale do Paraíba, com o intuito de atender uma crescente demanda de profissionais.
Segundo Baldo e Faria apud Queiroz (2005, p.121), “[...] uma das maneiras de se caracterizar este ‘divisor de águas’ foi a introdução dos cursos de bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda”. A partir desse período, a atividade publicitária consolidou-se gradualmente como um mercado que fomenta a atividade econômica regional, ao mesmo tempo em que refletia o amadurecimento das atividades dos setores da economia, a saber, indústria, comércio e serviços.
Por causa dessa reconfiguração do mercado, impulsionada pela consolidação da mídia televisiva na região, o que supostamente resultou no amadurecimento dos profissionais e, consequentemente, na profissionalização dos processos de gestão das agências de comunicação, o presente estudo teve como base pensar o modo de fazer publicidade pelas agências do Vale do Paraíba, identificando os processos de tomada de decisão nos serviços de comunicação prestados e verificando se as agências fazem uso ou não de informações coletadas por meio de pesquisas de marketing para fundamentar as ações estratégicas ou táticas de comunicação, inclusive de fontes utilizadas.
Conforme Marcondes (2004, p.28), “[...] a pesquisa de marketing traz uma contribuição importantíssima, esclarecendo e resolvendo questões e optando entre decisões alternativas”. A importância da informação se dá também nas implicações socioculturais, o que afeta o consumo, formando uma sociedade de massa na qual os produtos se tornam bens materiais ou culturais, circulando em regiões que possuem tradições e níveis de vida diferentes, o que não implica a estandardização do consumo; pelo contrário, observa-se como se misturam diversas correntes opostas. Tais características são distintas regionalmente, as quais geram as especificidades dos mercados e consumidores regionais.
O uso de informações geradas a partir de métodos de pesquisa desenvolvidos por agências de comunicação da região é um dos aspectos que pode mensurar o estágio de amadurecimento do mercado publicitário regional no que tange a profissionalização da gestão e na existência de fornecedores especializados na geração de informação de marketing – institutos de pesquisa – na cadeia produtiva do segmento.
Ressalta-se que a existência de meios de comunicação e o acesso à informação são aspectos destacados por Sen (1999) como fundamentais para a democracia e, consequentemente, para o desenvolvimento, uma vez que são elementos interdependentes.

Flávia Chaves Valentim

0 comentários:

Postar um comentário