quarta-feira, 23 de maio de 2012

Análise Semiótica


Será realizada a análise do filme publicitário “Brastemp Gira Botão”, versão de 45" do diretor Carlão Busato, diretor de foto Russo, direção de arte de Thays Leite e direção de produção de Jefe Miranda, da agência de publicidade DM9DDB, disponível em:
Para começar a análise é preciso primeiro determinar o tipo de consumidor do produto em questão. A máquina de lavar roupas Brastemp Ative não é um produto de massa ou barato. Foi desenvolvida para pessoas de classe média, focando principalmente as de classe média alta. É voltada para um público mais maduro, a partir de 30 anos de idade que já possuem independência e estabilidade financeira. O principal alvo são mulheres, que são quem normalmente lavam as roupas em uma casa. Por ser uma lavadora de grande capacidade de roupas (9 Kg), dificilmente será utilizada por pessoas solteiras que moram sozinhas. É mais provável que seja utilizada por uma família comum brasileira (4 pessoas). Os homens no caso não são o público principal, mas como em famílias eles são normalmente quem tomam a decisão final de compra, também é importante que se chame a atenção deles.
            É um produto voltado para pessoas atualizadoras, que buscam sempre ter o que há de mais novo no mercado e possuem condições financeiras para isso, pessoas realizadoras, que consomem produtos que lhes dão status e a marca Brastemp é conhecida nacionalmente por sua qualidade e bom funcionamento, usada sempre pelas camadas mais altas e pessoas de mais posses. Neste caso tanto donas de casa como mulheres que trabalham fora são atraídas pelo produto, que oferece maior facilidade em uma tarefa doméstica que ambas terão que realizar.
            Também pode-se dizer que a cultura do país determina que as pessoas sejam qualificadas pelo tipo de roupa que usam e seu estado de conservação. O atrativo do produto, além da facilidade, é a eficiência de seu principal atributo, lavar roupas. É esperado que, pelo preço e pela marca da máquina, as roupas fiquem mais limpas independente do sabão utilizado, simplesmente por ser uma Brastemp.
            No filme o figurino é bastante simples, os bailarinos usam roupas comuns, do dia-a-dia de uma pessoa que trabalha. É possível observar mulheres vestindo cachecóis, saias compridas, blusas sociais, shorts, macacões e outros utensílios que uma mulher de classe média usa para trabalhar ou passear em um dia normal. Os homens estão bem arrumados, alguns com trajes sociais, outros com roupas mais informais, mantendo sempre um visual de um homem bem sucedido que não veste qualquer coisa. Esse figurino está diretamente relacionado com o tipo de consumidor que utiliza produtos Brastemp, principalmente máquinas de lavar roupas mais novas e caras como a Brastemp Ative.  Os principais consumidores são classe média-alta, bem sucedidos e com status no meio social em que vivem. A personagem principal utiliza um vestido vermelho e no final um cinza. O vermelho é uma cor quente, que chama a atenção das pessoas e prende o foco naquela personagem. Através desses recursos o espectador se torna mais próximo da propaganda, pois vê ali pessoas usando roupas e sapatos que ele usa normalmente e conseqüentemente se torna mais próximo do produto também, pois pessoas como ele usam aquele produto, sinal de que o produto deve ser bom.
            O cenário utilizado para esse filme é bem interessante. É mostrada a parte interna de uma casa sem uma das paredes, o que lembra casinhas de bonecas. É um apelo bastante feminino. No entanto aquela é a casa da personagem principal, que está lavando roupas. Dentro de cada cômodo da casa há um bailarino dançando também. O fundo de cada cômodo tem uma cor, sempre uma cor forte e que deixam o ambiente bem colorido. Isso remete ao fato de que a máquina não desbota as cores das roupas, por isso elas continuam vivas e fortes. Essa casa parece estar situada num galpão, onde ocorre toda a dança. O fundo do galpão é cinza mas sempre há em cena um painel colorido, também com cores bem fortes.  O ambiente também é sempre muito iluminado. Os consumidores se identificam com a casa do cenário, de dois andares como grande parte das casas das pessoas de classe média. O galpão, apesar de simples é limpo e organizado, não criando um choque entre a casa quase de bonecas, colorida e bonita e o galpão de fundo cinza. O colorido desperta a atenção do público feminino, enquanto o cinza e cores mais neutras parecem atrair mais os homens.  É importante destacar o uso das cores nesse filme, pois remetem à cognição, segundo deixando de ser apenas um elemento decorativo ou estético, mas se tornando o fundamento da expressão.
            A dança é um grande atrativo do filme. Nessa coreografia trabalhada para o filme tem destaque a leveza dos corpos. Os bailarinos rodopiam bastante, o que de certa forma brinca com o nome do comercial (Brastemp Gira Botão), exemplificando que com um simples girar do botão a máquina funciona como você quer. Rodando também se transmite a sensação de leveza, pois é necessário que os bailarinos tenham uma certa leveza para conseguirem rodopiar corretamente. A coreografia toda busca enfatizar movimentos simples, pois no filme mesmo fala-se para o consumidor que com um movimento simples é possível lavar todas as suas roupas. Por isso os movimentos de braço são constantes e nunca complicados. Não se dá muito enfoque às pernas, apesar delas também serem trabalhadas. Quando a câmera mostra a cena de cima dos bailarinos é bem visível essa predominância de piruetas e giros na coreografia, o que no final é bem definido com a transformação do vestido da bailarina no botão. A referência, então, ao fato de girar um único botão é suficiente para lavar as roupas fica bem evidente na ênfase coreográfica aos movimentos circulares e piruetas.
            A música utilizada tem uma melodia suave, a voz feminina que canta não é agressiva e a letra é simples e fácil de ser decorada pelos consumidores, além de fazer referência à simplicidade da máquina.
Pode-se dizer que nesse filme a principal emoção que se procura trabalhar é a afeição e o calor social. As cores quentes da casa e do cenário como um todo são vistas como cores aconchegantes, usadas em um lar com pessoas bastante afetivas, que procuram demonstrar seu carinho fazendo do lar um ambiente acolhedor, como se fosse um colo materno. Representa a casa de uma mulher ideal, pois é organizada, limpa e ao mesmo tempo tem calor humano. Pessoas se sentem bem em um ambiente como este. E a mulher ideal é aquela que tem tempo de trabalhar, cuidar da casa, do marido e dos filhos, sendo amorosa e compreensiva.
            O cenário de cores quentes, com a casa lembrando uma casa de bonecas pode ser associado à casa dessa mulher perfeita, idealizada por todas as mulheres principalmente as que são o público-alvo desta propaganda. Portanto, ao assistir esse filme essas mulheres criam um certo tipo de afeição a esse ambiente ideal, seja porque ela gostaria que a casa dela fosse assim ou para manter seu lar como o representado. Ambos os motivos parecem mostrar que a mulher que usa a lavadora Brastemp Ative consegue ter e manter o lar ideal. Neste caso o figurino também trabalha esse aspecto de vida idealizada, com roupas de pessoas que trabalham, tem uma situação financeira estável e uma vida social ativa.
            Também trabalha com o calor social, pois a propaganda poderia mostrar somente a personagem principal lavando as roupas e dançando, mas com a inserção de diversos bailarinos cria-se uma interação entre os personagens e dos mesmos com o ambiente. Procura-se mostrar para a consumidora que se ela usar aquela máquina sua vida vai ser divertida, leve, alto-astral, cheia de pessoas igualmente alegres e realizadas. O estímulo nesse caso remete a experiências passadas da vida da consumidora (lavar roupas) e espera-se que ela crie as ligações necessárias para total entendimento da propaganda em si. Porém, as pessoas percebem o que querem e se tratando de uma leitura não-verbal, o resultado jamais será correto ou total.

Adriana Valentim
Larissa Moutinho Jação 

0 comentários:

Postar um comentário