quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010



Email Marketing X Spam
...Saiba reconhecer

A comunicação digital está cada dia mais presente nos planejamentos de marketing, principalmente, das empresas que buscam eficiência para atingir seu público. inserido no mix de midias digitais, o email marketing além de oferecer estas caracteristicas, ainda garante altos índices de retorno do investimento. Porém, as más aplicações em torno das campanhas de email marketinf fazem com que muitos usuários percem este poderoso canal de relacionamento como spam.
Uma pesquisa realizada pela Mcafee revela que o número de spams aumentou 141% desde março deste ano. O volume representa 85% de todos os emails enviados no mndo. O panorama indica que o consumidor precisa reconhecer as diferenças entre o email marketing e o spam e evitar a interação com as mensagens não solicitadas, visando quebrar este ciclo.
No segmento de email marketing, o desáfio é incentivar as corporações para que trabalhem suas campanhas com ética, aplicando regras básicas que fazem toda a diferença para o relacionamento entre empresa e cliente. Um conceito já conhecido e disseminado pelo mercado é o opt-in, que é a permissão do consumidor ao remetente para enviar mensagens. E, outro fator significativo é a disponibilidade da função opt-out. Com ela, o cliente tem a opção de sair da base de dados de uma empresa a qualquer momento que desejar.
Visando inserir e oficializar estas regras dentro das boas práticas, no ínicio deste semestre, foi lançado o código de autorregulamentação do Email Marketing. Elaborado por associações e empresas privadas do setor, o documento trouxe como novidade o soft opt-in, conceito que dá o direito ao remetente de enviar mensagens sem opt-in, desde que ele possa comprovar uma relação comercial com o cliente abordado.
A missão do código é profissionalizar o mercado fazendo com que o universo corporativo planeje o envio de email dentro das condutas éticas sugeridas e ainda auxilie os consumidores que se sentirem lesados por campanhas que não atendam às regras.
Para tanto, foi criado o CAPEM (Conselho de Autorregulamentação para Prática do Email Marketing), que é formado por membros que participaram de todo o processo de criação e aprovação do código. Esse Conselho Superior, a partir de fevereiro de 2010, terá o poder de advertir e punir tecnologicamente os infratores.
As mídias digitais estão crescendo suportadas por altas tecnologias e profissionais especializados no desenvolvimento de estratégias de marketing online. O cenário não corresponde mais às duvidas entre o que é uma peça de marketing projetada e segmentada, e um spam, que chega ao destinatário de forma generalizada.

Com o respaldo de tecnologias disponíveis hoje no mercado, como a plataforma virtual Target, as ações de email marketing encontram todos os recursos necessários para o envio, respeitando a privacidade do cliente. Aplicando estas funções, o mercado corporativo tem em mãos uma ferramenta eficaz para manter o relacionamento com seus clientes, de forma direcionada e relevante.

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