Abrir uma empresa pode ser um processo demorado e que exigi
paciência por parte do empreendedor. Eduardo Araujo Dias, da Quality Serviços
Contábeis, explica que o primeiro passo para quem deseja abrir uma empresa é
fazer uma breve pesquisa de viabilidade de nome na Junta Comercial. Em seguida,
o empresário deve fazer uma consulta prévia de endereço na Administração
Regional onde será a sede do negócio, para verificar se o endereço permite a
realização de atividade econômica da empresa.
Com a ajuda de Mauricio Galhardo, especialista financeiro e
sócio da Praxis Business, Bento Alves da Costa Filho, coordenador do CBA Gestão
de Negócios do Ibmec/DF, e Alessandro Saade, professor de Empreendedorismo da
Business School São Paulo, veja outras recomendações para abrir uma pequena
empresa.
1. Busque um contador
Para que as documentações da abertura do negócio estejam
todas corretas, alinhe-se com um contador. “Existe uma espécie de crença entre
os pequenos empresários que é mais interessante viver na ilegalidade, mas é uma
ilusão”, afirma Filho. O contador poderá recomendar qual será o melhor sistema
tributário para o seu empreendimento.
Para Saade, o profissional também pode ajudar o empreendedor
a montar um cronograma, com os dias de pagamento dos impostos e informar o
melhor dia do mês para fazer um balanço.
2. Alinhe-se com um advogado
O advogado pode auxiliar o empresário a elaborar o contrato
social e outros documentos da empresa. “São ferramentas de trabalho que devem
ser elaboradas por um profissional da área. Se vai vender pela internet, por
exemplo, precisa de um auxílio do advogado para informar até quando vai a
responsabilidade da empresa”, explica Saade. Além disso, para Filho, é importante estar a par da
legislação trabalhista para que a equipe da sua empresa esteja
regularizada.
3. Registre a sua marca
O investimento pode parecer alto no começo, mas é uma
vantagem para a empresa a longo prazo. “De repente, o negócio começa a se
consolidar e, se alguém registrou a sua marca, será preciso mudar o nome”,
afirma Galhardo. Além disso, o empresário deve considerar comprar um domínio
na web, mesmo que não tenha planos para montar um portal robusto. Um site com
informações básicas sobre a empresa faz bem para a imagem do negócio.
4. Invista em um serviço de marketing
É comum que pequenos empresários recorram a soluções rápidas
para fazer o logo da sua marca e produtos de divulgação do negócio.
Economicamente pode parecer mais vantajoso do que contratar um serviço
especializado. Mas, hoje existem empresas especializadas para atender
pequenos negócios que desejam investir um pouco mais no marketing. “É um
serviço que poucas pequenas empresas buscam”, afirma Saade.
5. Faça um planejamento financeiro
O sucesso de um negócio é fruto de um bom planejamento. E,
ao abrir uma empresa é preciso estar com as finanças em dia para não levar
nenhum susto. “As pessoas são muito otimistas quando abrem o negócio e acham
que já têm uma clientela”, diz Galhardo. Para o especialista, é recomendável ser um pouco conservador
com relação ao estoque inicial e pecar pela falta e não pelo excesso. Além
disso, é preciso que o empresário tenha dinheiro no caixa para pelo menos três
meses sem lucro.
Fonte: LAM, Camila. Exame. 5 passos básicos antes de abrir
uma empresa. http://exame.abril.com.br/pme/noticias/5-passos-basicos-antes-de-abrir-uma-empresa
0 comentários:
Postar um comentário