É muito comum que as pessoas confundam marketing com
publicidade, acham que que ambos são a mesma coisa. Mas eles não são sinônimos,
apesar de estarem conectados um ao outro.
O Marketing é planejar uma estratégia para alcançar o
objetivo da empresa, seja ele qual for. E para isso ele utiliza os 4P’s:
Produto, Preço, Praça e Promoção e desenvolve uma série de atividades para
conquistar os clientes. A comunicação da empresa, também faz parte desse
planejamento. O marketing também define quem é a empresa, quem são seus
clientes, quais os diferenciais dos produtos e serviços, etc.
Já a publicidade faz parte do marketing, é uma de suas
ferramentas. Pois, o profissional de marketing cria as estratégias para atender
os desejos do cliente. Para isso, realiza as pesquisa de mercado analisando os concorrentes, os estudos
sobre o público alvo, a divulgação da empresa e de seus produtos, etc. É essa
divulgação a função da publicidade, que tem como objetivo convencer o
consumidor de como aquilo poderá beneficiá-lo, levando-o a comprar o produto ou
adquirir o serviço.
Os dois fatores estão ligados, pois um está dentro do outro e
um depende do outro. O Marketing é quem vai determinar o que será feito no
quesito ‘Promoção’, que é onde a publicidade age, ela irá promover o que o
plano marketing deseja e de acordo com o que ele definir. Seja criando
anúncios, campanhas, folders e afins, e também em quais mídias isso será
divulgado.
A publicidade é essencial e contribui diretamente no trabalho
do marketing. E não há também uma publicidade eficaz sem antes conhecer seu
público-alvo, sua concorrência, sem planejamento, ou seja, sem o plano de
marketing. Ou seja, sem um marketing bem feito, a publicidade também não tem
bons resultados.
Para que a sua empresa tenha sucesso no mercado é importante
que as duas áreas andem juntas, pois se uma falha a outra também será afetada.
O marketing é muito mais amplo que a publicidade, ambos estão conectados, mas
são sim muito distintos um do outro.
Concluindo, o marketing é a arte de planejar o antes, o
durante e o depois do processo de vendas. E a propaganda é uma maneira de
estimular o cliente a realizar a compra.
Nós da Vínculo Consultoria prestamos serviços de consultoria em publicidade e marketing digital.
Entre em contato e saiba mais.
(012) 39129990
Fonte: administradores.com.br
0 comentários:
Postar um comentário