O tempo de carregamento das páginas
está entre os fatores que influenciam o desempenho das campanhas de Links
Patrocinados.
“Vamos
tornar a web mais rápida”, este é o título do Google para a seção de seu site
de ajuda e guia de webmasters. “O que seria possível se a navegação na web
fosse tão rápida quanto virar4 as páginas de uma revista?”, diz a introdução da
mesma página.
Mais do que
simplesmente uma proposta utópica de boa experiência de navegação, esta é uma
preocupação real com resultados, Marissa Mayer, vice-presidente de busca e
experiência do usuário do Google comentou em 2008, que, quando eles
experimentaram exibir 30 resultados nas páginas de resultados de busca em vez
de dez, o tráfego do Google sofreu redução de 20%, nas palavras dela: “As
pessoas não têm paciência para esperar o Google carregar 30 resultados” e isto
porque o Google carrega os resultados rapidamente. Ela ainda comenta que quando
reduziram o tamanho das páginas do Google Maps em 30%, obtiveram 30% a mais de
requisição de mapas. As pessoas querem as informações de maneira rápida.
Além da
clara preocupação com a retenção dos usuários, atualmente o posicionamento do
site nos resultados de busca é afetado é afetado pela velocidade de suas
páginas. Em abril de 2009, o próprio Google anunciou em seu blog oficial para
webmasters que usaria a velocidade de carregamento das páginas como sinal de
posicionamento e recomendava diversas ferramentas para mensuração do tempo de
resposta, inclusive uma desenvolvida pelo Yahoo!, e no início deste ano
disponibilizou o “PageSpeed”, ferramenta online para mensuração do tempo de
carregamento, todas essas ferramentas apresentam sugestões de melhoria de
desempenho.
Além de
afetar o desempenho nos resultados não pagos, o tempo de carregamento das
páginas está entre os fatores que influenciam o desempenho das campanhas de
Links Patrocinados (o Quality Score), que, indiretamente, influencia o custo
que se paga pelas palavras, os demais fatores são: taxa de cliques nos anúncios;
relevância do texto do anúncio; tempo de carregamento da página; considerações
geográficas e outros.
Assim, ao
desenvolver aquelas páginas animadas em flash, cheia de recursos e imagens que
levam horas para carregar, é importante pensar na usabilidade e nos custos que
estes recursos podem acarretar.
(Fonte: Proxxima, Julho 2011, por Giordani Pasqualon)
(Fonte: Proxxima, Julho 2011, por Giordani Pasqualon)
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