segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A Importância da Velocidade do Site.


O tempo de carregamento das páginas está entre os fatores que influenciam o desempenho das campanhas de Links Patrocinados.





“Vamos tornar a web mais rápida”, este é o título do Google para a seção de seu site de ajuda e guia de webmasters. “O que seria possível se a navegação na web fosse tão rápida quanto virar4 as páginas de uma revista?”, diz a introdução da mesma página.
Mais do que simplesmente uma proposta utópica de boa experiência de navegação, esta é uma preocupação real com resultados, Marissa Mayer, vice-presidente de busca e experiência do usuário do Google comentou em 2008, que, quando eles experimentaram exibir 30 resultados nas páginas de resultados de busca em vez de dez, o tráfego do Google sofreu redução de 20%, nas palavras dela: “As pessoas não têm paciência para esperar o Google carregar 30 resultados” e isto porque o Google carrega os resultados rapidamente. Ela ainda comenta que quando reduziram o tamanho das páginas do Google Maps em 30%, obtiveram 30% a mais de requisição de mapas. As pessoas querem as informações de maneira rápida.
Além da clara preocupação com a retenção dos usuários, atualmente o posicionamento do site nos resultados de busca é afetado é afetado pela velocidade de suas páginas. Em abril de 2009, o próprio Google anunciou em seu blog oficial para webmasters que usaria a velocidade de carregamento das páginas como sinal de posicionamento e recomendava diversas ferramentas para mensuração do tempo de resposta, inclusive uma desenvolvida pelo Yahoo!, e no início deste ano disponibilizou o “PageSpeed”, ferramenta online para mensuração do tempo de carregamento, todas essas ferramentas apresentam sugestões de melhoria de desempenho.
Além de afetar o desempenho nos resultados não pagos, o tempo de carregamento das páginas está entre os fatores que influenciam o desempenho das campanhas de Links Patrocinados (o Quality Score), que, indiretamente, influencia o custo que se paga pelas palavras, os demais fatores são: taxa de cliques nos anúncios; relevância do texto do anúncio; tempo de carregamento da página; considerações geográficas e outros.
Assim, ao desenvolver aquelas páginas animadas em flash, cheia de recursos e imagens que levam horas para carregar, é importante pensar na usabilidade e nos custos que estes recursos podem acarretar.

(Fonte: Proxxima, Julho 2011, por Giordani Pasqualon)

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