quinta-feira, 19 de maio de 2011

ABEMD Lança Primeira Edição dos Indicadores ABEMD de E-mail Marketing

Estudo aponta que 78% das empresas entrevistadas usam e-mail marketing nas campanhas de Marketing Direto


A Associação Brasileira de Marketing Direto (ABEMD) lança a primeira edição do estudo Indicadores ABEMD de E-mail Marketing, inédito no Brasil, realizado pela Simonsen Associados. O levantamento apurou que 78%das empresas entrevistadas utilizam o e-mail marketing e que a maioria delas, cerca de 45%, investe até 10% do seu budget de Marketing Direto no canal. Para 50% da amostra, o e-mail é o responsável por trazer até 10% da receita total.

O estudo aponta também que o número de campanhas é expressivo. Cerca de 29% dos entrevistados, por exemplo, fazem de 10 a 50 campanhas mensais. Outro dado interessante é o número médio mensal de e-mails enviados, sendo que mais 14% enviam mais de 1 milhão de e-mails marketing e outros 17% entre 500 mil a 1 milhão.

“O crescimento do uso das mídias online é nítido, na busca das empresas pelo diálogo com seus prospects e consumidores. E o e-mail marketing tem se mostrado indispensável, inclusive para as mídias sociais, pois é a cola de todo o fluxo de informações e relacionamento. Acompanhamos esta evolução no estudo anual Indicadores ABEMD* e, motivados por ele, desenvolvemos uma versão específica para analisarmos o mercado de e-mail marketing. Os Indicadores ABEMD de E-mail Marketing são um estudo importante para as empresas do segmento, que agora têm dados para reflexão e posicionamento no mercado” , explica Efraim Kapulski, presidente da ABEMD.

Outro aspecto a ser notado no levantamento é a freqüência no envio de mensagens. Cerca de 48% dos entrevistados fazem envios mensais de ações de relacionamento por e-mail.

“Este estudo consolida a idéia que já tínhamos da grande importância do e-mail marketing na comunicação e marketing das empresas, seja ele utilizado para relacionamento vendas ou promoção” , diz Antonio Cordeiro, presidente da Simonsen. Todas as informações deste estudo – inéditas e relevantes - foram geradas da coleta de dados junto a 68 profissionais/empresas altamente qualificados, entre usuários e clientes.

Abordagem e metodologia

Objetivo deste primeiro estudo exploratório é estabelecer uma base de informação preliminar sobre as campanhas de e-mail marketing desenvolvidas como uma das atividades do setor de marketing direto.

O estudo do mercado de marketing direto mostra o crescimento significativo do negócio digital e a busca cada vez mais intensa de novas ferramentas para empresas estabelecerem o diálogo e o relacionamento com seus mercados, sendo o e-mail marketing uma dessas atividades. Os resultados apresentados no presente trabalho resultam do tratamento de dados e informações obtidas de:

1 – Trabalho conjunto e colaborativo da ABEMD e SIMONSEN ASSOCIADOS, buscando estabelecer alguns questionários contendo tópicos e aspectos selecionados sobre a atividade.

2 – Fontes Primárias, representadas por entrevistas desenvolvidas com empresas prestadoras de serviço de marketing direto e empresas clientes, buscando desenvolver, a partir dessas informações coletadas, um maior conhecimento sobre as campanhas de e-mail marketing sendo realizadas no mercado brasileiro.

A coleta de informações foi realizada ente dezembro de 2010 e janeiro de 2011, 68 empresas

Sobre a ABEMD

A Associação Brasileira de Marketing Direto(ABEMD) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundada em 1976 e constituída por pessoas jurídicas e físicas, direta ou indiretamente interessadas na aplicação de estratégias e técnicas do Marketing Direto em suas atividades profissionais. A ABEMD trabalha para incentivar, valorizar e difundir o marketing Direto no Brasil. Para tanto, reúne empresas e profissionais de todos os segmentos do Marketing Direto: Agências; Call Center; CRM/Database Marketing; E-Commerce/ Internet; Listas e Logística/ Distribuição e Digital.

*Para acessar: Indicadores ABEMD: HTTP:// www.abemd.org.br/indicadores/IndicadoresEmailMktA.pdf


(Fonte: www.the-dma.org)


0 comentários:

Postar um comentário