Nos dias de importantes eventos televisivos,
Twitter e demais redes sociais viram salasde bate papo, com diversas mensagenscomentando sobre a TV
Assistir a programas televisivos e comentar a respeito das cenas exibidas na telinha sempre foi um costume dos brasileiros. Com a difusão das redes sociais, o que antes ficava restrito a uma conversa na sala de casa agora acaba se propagando pela web com uma incrível rapidez, gerando um grande volume de mensagens e conversas cujo assunto principal é a programação televisiva.
Essa conclusão foi extraída de um estudo feito pelo Ibope Nielsen Online no final do ano passado e início deste ano, que teve como objetivo analisar o comportamento da audiência brasileira e a utilização da internet. De acordo com a pesquisa, fica clara a interligação entre os hábitos de assistir a TV e de comentar sobre os programas na web, compartilhando as informações com os amigos.
Segundo a Nielsen, 76% dos adultos usuários da internet afirmam que navegam na web enquanto assistem à TV. Desse percentual, 54% garante que, durante esse tempo, posta mensagens no Twitter, Facebook e nas demais redes sociais, comentando a programação. Para o estudo, o Ibope Nielsen Online considera um universo de internautas de 73,9 milhões de brasileiros.
Como parâmetro, a pesquisa mensurou as mensagens na web postadas durante a exibição de reality shows, de novelas e de partidas de futebol. O resultado mostrou que o comportamento na web reflete a postura da audiência na telinha: o número de comentários aumenta conforme a importância da programação exibida (nos últimos capítulos de novelas, em jogos decisivos ou de maior rivalidade e nos dias de eliminação e de provas classificatórias em realities show, por exemplo).Fonte: Meio & Mensagem / Ilustração reprodução SXC
0 comentários:
Postar um comentário