quinta-feira, 5 de abril de 2012

Roteiro de Pesquisa Tinta Branca



Apresentação
- Aqui está meu cartão de visita. Obrigado por me receber. Como já informado, o SMG - SHARE MARKETING GROUP, empresa de consultoria de São Paulo, está fazendo uma pesquisa de mercado para a TINTAS BRANCA, entrevistando empresas importantes do segmento.
- O objetivo do estudo é avaliar como os clientes e não-clientes da TINTAS BRANCA percebem o mercado de tintas industriais para madeira - abordando pontos sobre as empresas competidoras, qualidade dos produtos, prestação de serviços, políticas de preços e relação com fornecedores.
- Usarei um roteiro de entrevista apenas como um guia para nossa conversa. Pedirei a gentileza de também gravar a entrevista, apenas como uma forma de facilitar a transcrição da mesma mais tarde. Enquanto você estiver falando, estarei também anotando as principais informações. Por favor, responda livremente, não há respostas certas ou erradas, tenho uma posição imparcial exatamente para obter sua opinião verdadeira sobre os pontos que serão abordados.
- Podemos começar?
Apresentação do Entrevistado
   1.    Em linhas gerais, quais são suas responsabilidades na empresa?

Aquecimento/Contexto
   2.    Hoje em dia, pensando no mercado atual, quais são as principais prioridades da sua empresa? (ser competitivo, ter produtividade, ter um diferencial, atuar em exportação).
   3.    Gostaria que você destacasse em linhas gerais as preocupações que vocês têm com a qualidade de seus produtos. Quais as características/qualidades que vocês procuram destacar/oferecer nos produtos? O design do móvel é um fator de diferencial? Vocês usam a pintura como matéria-prima para o design?




Relação com Fornecedores
   4.    Pensando agora nos fornecedores de tintas para madeira, como você se relaciona com eles para atender estas características/qualidades que você destacou? Há parceria com algum fornecedor? Que tipo de parceria? Há cooperativas de compras? Você tem fornecedores-chave? Por que? Você faz várias cotações?

Produtos
   5.    Falando agora especificamente sobre o produto tintas para madeira, gostaria que você comentasse um a um a importância dos seguintes pontos no processo produtivo da empresa (ler um tópico de cada vez e aguardar/estimular resposta):
-          Rendimento (como controla o rendimento);
-          Acabamento;
-          Manuseio e preparação na medida certa;
-          Propriedades físicas e químicas da tinta;
-          Instrução de uso.

   6.    Se você fosse escolher a compra de uma tinta pelo que ela proporciona – durabilidade do móvel, aparência do móvel, durabilidade da tinta aplicada e principal função da tinta (especificação) – por qual marca você escolheria?

Serviços
   7.    Sabemos que hoje os serviços agregados ao produto vêm ganhando muito espaço no mercado. Você espera receber que tipos de serviços do seu fornecedor de tintas? (por exemplo, presença física com filial, operador logístico, assistência técnica, treinamento, viagens técnicas). Você tem isso hoje? Você pagaria a mais por isso?



Políticas de Preços e Negociação
  1. Nesse mercado há a questão do crédito de ICMS nas negociações. Pediria que você comentasse como esse ponto se faz (ou não) presente no relacionamento com os seus fornecedores de tintas.

Canais de Distribuição
  1. Quais os canais de vendas que as empresas de tintas normalmente utilizam para comercializarem seus produtos? Estes canais são utilizados pela sua empresa? Você tem alguma sugestão de desenvolvimento de canal alternativo?

Comunicação
  1. Quais os meios de comunicação que você utiliza para se informar sobre os lançamentos e novidades do mercado de tintas?
  2. Você recebeu/recebe alguma comunicação dirigida de algum fornecedor seu?

Avaliação do Cliente pelo Próprio Cliente
   12.     Pediria que você discorresse um pouco sobre o estilo gerencial da sua empresa. Você a considera conservadora, moderada ou arrojada? Quais esforços de profissionalização estão em pauta hoje no negócio?

Visão do Mercado pelo Cliente
    13.   Para finalizar, gostaríamos de mapear sua opinião sobre alguns atributos das empresas que atuam neste mercado. Primeiramente, selecione as cinco empresas fornecedoras de tintas mais representativas para você. Usando notas de 1 a 5, sendo 1 a menor nota e 5 a maior nota, avalie as empresas de acordo com os atributos apresentados.


Atributos\Nomes das Empresas
1.
2.
3.
4.
5.

Qualidade do produto






Imagem de marca/comunicação






Política de preços






Prestação de serviços






Atendimento de vendas






Assistência Técnica





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