sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Peter Drucker



"Empresariar não é saber como fazer a próxima coisa certa e sim como fazer certo a próxima coisa"
(Peter Drucker)

Luiz Marins

Peter Drucker é o pai da administração moderna. Pense bem no que ele disse. Administrar uma empresa
não é só fazer a próxima coisa certa, mas sim fazer certo tudo aquilo que devemos fazer. Ou seja, para
ter sucesso é preciso ser ético, fazer as coisas certas, não se deixar enganar pelo ganho a curto
prazo e compreender que o sucesso só ocorre para aqueles que sabem ganhar no longo prazo. E para ganhar no longo prazo é preciso ser ético, honesto e respeitado em todos os sentidos.
Ainda fico impressionado ao ver empresários e profissionais que desejam vencer pelo caminho fácil da desonestidade, da trapaça, enganando clientes, desrespeitando fornecedores, ganhando fácil pela sonegação.
Não entendem que esse caminho pode levar a um ilusório “sucesso” temporário, mas jamais trará o sucesso duradouro, permanente. Sem credibilidade, essas empresas e profissionais ficam debilitados frente à primeira adversidade e sucumbem. É preciso compreender e acreditar nisso.
O caminho da retidão, da honestidade, da ética, do “fazer certo” é mais íngreme, porém, mais seguro e só ele nos levará ao verdadeiro sucesso que só ocorrerá se construirmos uma forte credibilidade no mercado.
Escrevo isso porque tenho assistido empresas com aparente sucesso que repentinamente entram em profunda dificuldade e quando vamos estudar a razão de tal fracasso, encontramos o fato de terem percorrido esse pretenso sucesso por caminhos tortuosos, ilusórios, falsos, cheios de desonestidade
e ações de moral e ética duvidosas. Quando esses empresários e profissionais tomam plena consciência dos erros que cometeram é tarde demais. Sua credibilidade não existe mais e são abandonados à própria sorte.
Assim, vale a pena lembrar do conselho de Peter Drucker: Faça sempre certo. Não transija com a ética e com a moral. Não acredite nas coisas muito fáceis. Respeite profundamente as pessoas para que possa ser respeitado.
Não se iluda com facilidades e trilhe o caminho seguro da honestidade.
Pense nisso. Sucesso!


0 comentários:

Postar um comentário