sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Tuitar é Preciso



O Twitter chega aos 200 milhões de posts ao dia. Para as marcas, a questão é como navegar nesse tsunami e saber o que é relevante.


Há pouco tempo, o Twitter anunciou mais um feito histórico. O microblog dos 140 toques por mensagem festejou alcançar o quase inacreditável patamar de 200 milhões de "disparos" ao dia, cem vezes mais o volume registrado em janeiro de 2009.

No comunicado divulgado ao mercado, o twitter e deu ao trabalho de estimar o tempo necessário para um ser humano ler toda essa montanha de informação veiculada ao longo de apenas um dia. Seriam necessários nada menos dque 31 anos de leitura initerrupta.

Esses números dão uma boa medida do ritmo de crescimento sem precedentes do Twitter, e ajuda a explicar os motivos  que levam as marcas a gastar cada vez mais tempo no monitoramento das menções feitas a seu respeito. Uma tuitada que se espalha feito rastilho de pólvora tem, por ora, ao menos o efeito de tirar o sono de muitos proficionais de marketing.

Nos casos positivos, por euforia. Nos casos negativos, porque é a imponderabilidade que pega. Ou seja, é virtualmente impossível estimar até onde foi o estrago na imagem de determinado produto ou companhia. assim como fica difícil montar uma estratégia de contraofensiva que vá direto ao ponto, pelo simples fato de que são muitos pontos e todos difíceis de serem alcançados em bloco.

Dúvidas à parte, o consensoque prevalece até o momento é que não dá para ignorar o Twitter, especialmente no caso do mercado brasileiro, reconhecido por sua predileção quase obsessiva pelas chamadas mídias sociais. No lado positivo, há o exemplo do cantor Bel Marques, que ao fazer a barba e ter tuitado pela Procter & Gamble entrou para os trend topics(TT), feito feito devidamente festejado pela companhia.

Há quem imagine, contudo, que chegar aos TT's é sempre um grande feito. Mas será mesmo? Esse universo é representativo do público-alvo da marca? Chegar as TT's pode ser uma mera replcação de mensagem, sem impacto efetivo na percepção do valor da marca pela pessoa que replicou a mensagem. Ou seja, é complicado saber o valor exato dos TT's, mas o fato é que é preciso fazer parte deste mundo e estar sempre atento ao que está acontecendo com sua marca e utilizar isto como mais uma ferramenta a favor da mesma.

(Fonte: Meio & Mensagem)


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