quinta-feira, 17 de março de 2011

Abemd Apresenta “Indicadores de E-mail Marketing”



por Andréa Valerio

Com o objetivo de criar uma base de informação preliminar sobre as campanhas de e-mail marketing, a Abemd (Associação Brasileira de Marketing Direto) divulgou na última quarta-feira(23) a primeira edição do estudo “Indicadores Abemd de e-mail marketing no Brasil”.
O estudo realizado pelo Simonsen Associados entre os meses de dezembro de 2010 e janeiro de 2011 envolveu 68 empresas prestadoras de serviço de marketing direto, empresas usuárias e clientes.
O levantamento apontou, entre outros pontos que 78% das empresas entrevistadas utilizam o e-mail marketing e que cerca de 45% investematé 10% do seu budget de marketing direto no canal.
O estudo ressaltou também que para 50% das empresas, o e-mail é responsável por trazer até 10% da receita total.
Ainda de acordo com a pesquisa, cerca de 29% dos entrevistados fazem de 10 a 50 campanhas por mês , utilizando o e-mail marketing como ferramenta. Mais um dado desse segmento é que 14% das empresas ouvidas enviam mais de 1 milhão de e-mails e outros 17% entre 500 mil e 1 milhão.
De acordo com Efraim Kapulski, presidente da Abemed, o estudo ressalta o crescimento da ferramenta e sua utilização cada vez mais frequente para estreitar relacionamentos e diálogo com seus mercados.
As empresas também foram questionadas em quais atividades mais utilizam envio de e-mails: 36% o exploram para promoção, 33% para vendas, 31% para ações de relacionamento. 31% das empresas também responderam que utilizam o e-mail marketing para envio para envio de conteúdo, newsletter e artigos.
Quanto à segmentação do público para o envio de email marketing, os números revelam sua importância. 74% das empresas dizem utilizar essa estratégia para atingir o consumidor. Os critérios de segmentação utilizados foram: 79% avaliam o comportamento prévio, 69% atentam para informação demográfica e 29% utilizam informação psicográfica.
O levantamento aponta ainda de 65% das empresas utilizam a ferramenta para atingir clientes atuais e 35% para conquistar clientes potenciais.
Para medir os resultados das ações , 90% das empresas dizem avaliar o retorno de erros, 81% contabilizam a abertura das mensagens , 81% observam a taxa de conversão, 69% medem o número de cliques e 69% a taxa de visitação do site.
A pesquisa também mostrou que 60% das empresas ouvidas pretendem investir em uma solução de email marketing, sendo que 31% delas pretendem fazê-lo em caráter de urgência, ou seja, nos próximos três meses.
(FONTE: Jornal Propaganda & Marketing)

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