Backlink é um link feito de um site para outro. Motores de busca como o Google utilizam a qualidade e o número de backlinks como um sinal de rankeamento. Por isso, a aquisição de backlinks é uma estratégia fundamental em SEO.
Atualmente é praticamente impossível rankear no topo para palavras-chave com um alto volume de buscas e muita competitividade na página de resultados (SERP).
Os buscadores entendem os backlinks como se fossem uma indicação, afinal, se um outro site fez um link para o seu, é porque ele acredita que o seu conteúdo é de qualidade.
Por que criar uma estratégia de backlinks?
Como citei, os backlinks funcionam como uma referência. Se um site de qualidade e bem-visto pelo Google faz links para o seu, a tendência é que o buscador confie mais no seu site.
Mas não é apenas autoridade de páginas e do seu domínio que os backlinks influenciarão. Eles também vão impactar diretamente na:
- aquisição de tráfego de referência (Referral);
- fortalecimento da marca (Brand Awareness);
- construção de relacionamentos.
Imagine se você conquista um backlink na página da Rock Content que rankeia em primeiro lugar no Google para SEO.
O ganho de autoridade é incrível, afinal, se o Google confia naquele conteúdo a ponto de mantê-lo em primeiro para uma palavra-chave tão disputada, com certeza ele confia nos conteúdos que ele linka (indica).
Esse é o benefício óbvio.
Agora, já parou para pensar que esse conteúdo recebe mais de 10 mil visitas mensais? Quantas dessas pessoas poderiam clicar e visitar o seu site?
Quantas pessoas que não conheciam, poderiam conhecer a sua marca? E se desse link sai uma parceria de mais trocas e materiais criados juntos?
Bom, esse exemplo mostra como limitar os backlinks apenas ao ganho de autoridade retira um peso enorme do impacto dessa estratégia.
Quais são os tipos de backlinks?
Existem dois tipos principais de backlinks:
- follow;
- nofollow.
A olho nu, eles não possuem nenhuma diferença. Ambos são links em uma página e ambos quando clicados direcionam o usuário para a página apontada.
Qual a diferença entre ele, então?
A diferença está no sinal que esses backlinks passarão para os bots e buscadores.
Quando os robôs do Google estão visitando o seu site e leem um código de um link, eles vão seguir aquele backlink e visitar as demais páginas.
A não ser que ele encontre um atributo chamado “nofollow”.
Os links follow são os links normais, eles passam autoridade (link juice) e direcionam os bots para essas páginas.
Já os links com o atributo nofollow dizem aos buscadores que não “sigam” aquele link. É como se ele dissesse “eu até quero enviar meu usuário para esse link, mas não precisa ir lá, não pretendo passar nenhuma autoridade para ele”.
Portanto, em uma estratégia de link building o ideal é priorizarmos os links follow, ainda assim, os nofollow também são de grande valia.
Mais a frente vou mostrar com detalhar o porquê você também deveria desejar receber este tipo de link.
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