As Ferramentas do Marketing Digital
Entenda melhor o que é inbound
marketing, marketing de conteúdo, SEO e SEM
Sem boas ferramentas, um artesão não
pode fazer a sua arte com perfeição. Mas ter boas ferramentas não faz de
ninguém um mestre, é preciso conhecê-las para saber a melhor forma de utilizar
cada uma para, então, criar uma obra-prima. Hoje vamos falar de algumas
ferramentas do marketing digital: Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, SEO
e SEM.
Também conhecido como Marketing de
Atração, é uma vertente do marketing focada em atrair, converter e encantar
clientes. O Inbound difere da ideia tradicional da publicidade e possibilita a
conexão com o público-alvo por meio dos pilares: Marketing de Conteúdo, SEO e
Estratégias em Redes Sociais.
O marketing tradicional sempre se
baseou em interromper, tirando o foco das pessoas em suas tarefas para mostrar
produtos que poderiam ser uteis em suas vidas, mas muitas vezes não eram. O
marketing inbound funciona diferente, pois os possíveis clientes vêm até a
empresa, atraídos pela sua mensagem. Isso facilita na apresentação de soluções
e na conversão para clientes e divulgadores da marca.
O mundo cada vez mais digital e as
mudanças radicais no comportamento do consumidor impuseram às empresas a busca por
novas formas de conquistar e manter seus clientes, e o Inbound Marketing foi a
melhor delas.
SEO – Otimização de Mecanismos de
Busca
Do inglês Search Engine Opmization,
o SEO são práticas e técnicas que buscam melhorar o posicionamento do seu site
e conteúdo para que os buscadores, como o Google, tenham preferência por suas
páginas, colocando-os no topo dos resultados para as buscas de uma certa
palavra-chave.
Essa otimização ocorre de forma
orgânica, ou seja, sem investimento ou compra de mídia online, utilizando estratégias
On Page, que são o uso de palavras-chave estrategicamente dispostas ao longo do
texto, além da relevância do conteúdo e sua estrutura; temos também estratégias
Off Page, que se baseiam na utilização de links em outras páginas para atrair
visitantes para o seu site, aumentando o tráfego.
Essas são etapas muito influentes no
ranking dos buscadores, assim como na criação de autoridade e não devem ser
ignoradas.
SEM – Marketing de Mecanismos de Busca
O nome é parecido, mas ele é diferente
do SEO. A sigla em inglês é Search Engine Marketing e se refere a um conjunto
de práticas que envolve a compra de mídias online, como links patrocinados,
anúncios do Google Ads, Search Ads e Display Ads.
Para evitar que alguém com muitos
recursos simplesmente conseguisse os melhores resultados, o SEM e o SEO possuem
certos critérios para obtenção de melhor posicionamento nos buscadores e o
principal é a relevância do conteúdo. Por isso é essencial que seja um conteúdo
de qualidade, relevância e verdadeiro.
Marketing de Conteúdo
É o processo de criar e distribuir conteúdo
relevante e valiosos com a intenção de construir um relacionamento com um
possível cliente, informando ao mesmo tempo que desenvolve uma imagem de
confiança e autoridade no assunto. É uma estratégia de longo prazo que permite
o posicionamento da sua marca no lugar e no momento certo da jornada de compra
para oferecer as melhores soluções.
Esse foi o nosso último conteúdo da
série Transforme Seu Marketing Digital em uma Máquina de Vendas no blog. Mas
não é o fim! Decidimos lançar um ebook com o mesmo tema, abordando outros
aspectos do marketing digital. Se você gostou e quer se informar ainda mais,
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