Podemos afirmar que Business Intelligence é um conjunto de estratégias e técnicas empregadas pelas empresas com o propósito de analisar dados e melhorar a tomada de decisão baseada em informações concretas. Como indica a sua tradução, é uma forma de proporcionar a inteligência para os negócios.
Segundo a definição do Gartner, “é um termo abrangente que inclui os aplicativos, infraestrutura, ferramentas e as melhores práticas que permitem o acesso e a análise de informações para melhorar e otimizar decisões e desempenho”.
Com essa descrição, já fica claro que essa estratégia resolve um desafio e dúvida comum: como as empresas podem analisar dados de forma rápida para descobrir ações e ajustes que proporcionem uma vantagem competitiva?
Por proporcionar esse resultado, é comum que o BI seja tratado como uma área de negócio, assim como o Financeiro, Marketing e RH também são. Em outros casos, cada uma dessas áreas conta com profissionais com o papel de usar as ferramentas certas para proporcionar essa camada de inteligência.
Qual o objetivo ao utilizar Business Intelligence?
Assim como outras áreas de negócio que possuem objetivos e entregas bem definidas, a área ou os profissionais de BI também possuem um objetivo claro, independente do mercado ou do tipo de empresa em que atuam.
E para contar melhor qual é o objetivo por trás desta área, convidamos a Camila Rabay, que é Analista de Business Intelligence no time de Marketing Operations aqui da Resultados Digitais, e uma das grandes responsáveis por transformar o grande volume de dados gerados pela área de Marketing em informações claras e dashboards precisos.
“O objetivo principal do processo de Business Intelligence é empoderar e agilizar a tomada de decisão, favorecendo a obtenção de melhores resultados. Ferramentas de BI absorvem toda a complexidade da coleta e transformação de dados em informação, possibilitando que relatórios e análises preditivas sejam gerados com maior rapidez e profundidade, gerando alertas e insights para a operação. Com as informações geradas é possível entender, por exemplo, quais temas, formatos e canais performam melhor para determinada audiência, guiando o time na criação de campanhas cada vez mais eficientes.”
Esse processo de transformação dos dados em informação faz parte dos objetivos de qualquer área de BI. Mas que tal saber como isso funciona?
Na prática, como o processo de BI funciona?
Uma análise BI ou uma estratégia balizada por BI é mais do que um simples relatório. Ela é uma mudança na cultura da sua empresa, que começa a acreditar em dados e na aplicação deles. Isso deve ser algo feito constantemente e não pontualmente.
O que se deve fazer primeiro é contratar softwares que permitam a coleta de dados do seu negócio. Um exemplo é o RD Station Marketing, que faz isso com todo o seu trabalho de Marketing Digital. Outro é o Power BI, ferramenta da Microsoft muito utilizada para criação de gráficos e dashboards.
Depois, faça um filtro de quais dados são importantes para o posicionamento e estratégias da sua empresa e comece a cruzá-los.
Inicialmente, esse trabalho pode ser bastante demorado. Mas com o tempo, as tendências vão se tornando mais e mais visíveis, e você passa a conhecer o seu negócio de forma mais profunda.
Exemplos práticos de aplicação de Business Intelligence
Quer se inspirar em dois exemplos interessantes? A Netflix possui cases interessantes de BI. Ela teria levado sua análise de dados e preferências um pouco além do básico “recomendado para você” e criado uma série inteira baseada nessas informações.
O que se especula é que Stranger Things, o grande hit que foi disponibilizado em julho de 2016, foi o resultado da percepção e análise de consumo dos usuários da Netflix, seus gostos e programas mais acessados para criar uma série que agradasse a um público realmente grande.
Outro uso interessante foi feito pela loja de departamentos americana Macy’s. Com auxílio de um software para análise de dados, a empresa começou a processar milhares de terabytes de informação por dia. Eles buscaram dados nos locais convencionais, como CRM de Vendas e o software de Automação de Marketing, e foram além também em analisar dados de redes sociais, como o Twitter.
Desta maneira, a Macy’s obteve quase que instantaneamente um aumento de 10% nas vendas da empresa por trabalhar de maneira mais eficiente as campanhas e promoções.
Ou seja, trabalhar com Business Intelligence pode até ser complexo, mas permite resultados expressivos para o seu negócio. E isso não acontece apenas em empresas grandes como as dos exemplos acima, mas nas de qualquer tamanho.
O importante é analisar os dados que conseguir reunir para validar processos e otimizar ainda mais suas ações.
Onde coletar os dados necessários para fazer Business Intelligence?
Você pode coletar dados essenciais em ferramentas de web analytics, de Automação de Marketing, um CRM ou uma plataforma de BI. Pensando no trabalho da área de Marketing, uma das que mais se beneficiam do BI, as ferramentas fornecem dados relevantes como:
- fluxo de entrada dos visitantes do site;
- páginas com as melhores conversões;
- caminhos percorridos pelo seu Lead;
- os padrões de consumo;
- a localização deles;
- os horários em que eles consumiram;
- qual a taxa de conversão da sua empresa;
- quais itens foram comprados juntos.
Vários desses dados também podem ser coletados nos relatórios internos trimestrais das suas equipes de Marketing e Vendas.
Para facilitar a análise dos dados coletados e transformá-los em insights, é interessante usar programas que permitam que você coloque dados de formas gráficas. Para isso o Excel é recomendado, assim como o RapidMiner, que permite o cruzamento e análise de dados de forma mais completa.
Não podemos esquecer que você também pode obter dados relevantes através de pesquisa com clientes e ex-clientes, benchmarking, entre outras fontes.
Quais dados eu devo coletar?
Por isso, o tipo de dado que você deve coletar depende do que é importante para a sua empresa. Você precisa fazer uma análise de quais dados e canais são relevantes para a sua estratégia. E isso muda dependendo do setor, do tamanho da empresa e até mesmo das possibilidades de pessoal que você dispõe.
A questão geográfica, por exemplo, pode ser essencial para um ecommerce que lida com logística. Já para uma empresa de software que atua apenas em uma cidade, isso pode não ser relevante. O mesmo vale para a área de atuação dos Leads que ainda não se tornaram clientes, idade, comportamento de consumo (tanto de visitas às páginas e histórico de compras quanto de horários), cargo, entre outros quesitos.
Lembre-se de que é importante fazer uma análise de dados no mínimo trimestral para revalidar e impulsionar suas estratégias de BI.
Como estruturar uma análise de BI
- O que está acontecendo?
- Por que está acontecendo?
- O que vai acontecer agora?
- Como podemos mudar ou melhorar o que está acontecendo?
Por exemplo: seu analista de marketing faz uma análise dos dados e percebe que as interações na página do Instagram da sua empresa estão caindo. Isso é um dado. Agora começa a análise para verificar quais fatores foram responsáveis por esse acontecimento – o que vai tornar esse dado em uma informação e pode permitir uma ação eficiente, como:
- trocar os horários de postagens;
- rever os conteúdos que estão sendo divulgados;
- trabalhar mais campanhas de impulsionamento de posts.
Por meio do BI, também é possível verificar tendências de comportamento para os próximos meses ou anos e permitir uma preparação mais efetiva para mudanças. Essa também é uma excelente maneira de apontar gargalos que irão surgir e trabalhar para que eles não prejudiquem a escalabilidade do seu negócio.
Como usar Business Intelligence para melhorar a performance de uma estratégia de Marketing Digital
O Marketing está no centro da máquina de aquisição de clientes e geração de receita. Isso representa um grande desafio para gestores e analistas de Marketing, que têm como missão gerar e demonstrar crescimento continuamente para seus negócios.
Uma das grandes diferenças (e vantagens) do Marketing Digital em relação ao marketing tradicional é a possibilidade das suas ações serem mensuradas.
Isso significa que você pode saber com precisão quais campanhas foram mais efetivas, qual caminho seus Leads percorrem antes de se tornarem clientes, quais conteúdos são mais interessantes para a persona da sua empresa e onde estão os gargalos da sua estratégia de vendas.
Tudo isso vem em forma de dados, que precisam ser analisados e transformados em insights para poderem ser utilizados como inteligência competitiva. Ou seja, precisamos transformar os dados crus que diversas plataformas e ferramentas nos fornecem, trabalhá-los até que se tornem informações relevantes e depois insights, para então utilizá-los para melhorar as estratégias de Inbound Marketing.
Existe um enorme impacto que as pequenas otimizações no trabalho de Marketing apresentam no longo prazo: ao melhorar em apenas 10% mês a mês alguma parte do nosso funil de vendas, ao final de um ano conseguimos ter uma operação 213% maior, e ao final de três anos é possível crescer 30 vezes!
Essa evolução acontece sem mágica, mas com disciplina no acompanhamento dos dados usando Business Intelligence, com planejamento e implementando melhorias contínuas e incrementais, tendo como base os dados gerados pela sua operação.
Marketing BI como o caminho para analisar sua performance
Pensando em apoiar as operações que dependem de uma análise mais aprofundada dos dados, o RD Station Marketing implementou o Marketing BI, funcionalidade de análise que conta com tudo que as empresas precisam para atingir seu objetivo de transformar dados de Marketing em informações precisas.
Com essa funcionalidade você consegue:
- Criar relatórios personalizados, com flexibilidade e personalização para criar seus próprios relatórios personalizados;
- Conferir todo o planejamento, resultados e performance do Funil de Vendas;
- Entender os resultados e performance dos canais de aquisição de Leads;
- Acompanhar a performance das ações de marketing na conversão do funil.
Mais do que uma ferramenta de análise, o Marketing BI é um framework poderoso de análise e demonstração de resultados, desde a camada de negócios com informações importantes para o nível estratégico da empresa, até às camadas da Canais e Campanhas.
Ter essa integração de dados permite que os gestores e analistas de Marketing tenham um conhecimento mais profundo sobre o funcionamento da sua operação de Marketing Digital, e quais os principais problemas e oportunidades de melhorias.
Mesmo que sua operação demande um acompanhamento mais simples, o primeiro passo para criar uma estrutura capaz de gerar retorno relevante é começar a implementar uma estratégia completa de Marketing Digital.
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