Análise SWOT é uma ferramenta de gestão que serve para fazer o
planejamento estratégico de empresas e novos projetos. A sigla SWOT significa:
Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e
Threats (Ameaças) e também é conhecida como Análise FOFA ou Matriz SWOT.
Análise SWOT, ou FOFA, é uma ferramenta de planejamento estratégico
na gestão de
projetos, usada para analisar cenários e embasar a tomada de
decisões. Ela costuma ser usada pelas empresas antes de implementar algum
projeto de impacto para o negócio.
A análise proporciona um diagnóstico completo da situação da própria
empresa e dos ambientes que estão no seu entorno, de maneira que ajude a correr
menos riscos e aproveitar as oportunidades.
Acredita-se que esse método foi criado na década de 1960 pelo consultor
de empresas Albert S. Humphrey, ao integrar um projeto do instituto de pesquisa
de Stanford que foi financiado pelas maiores empresas da época. Albert conta
essa história neste
documento, publicado em 2005, após a sua morte.
É claro que, anos depois da sua criação, a análise SWOT já passou por
várias reformulações para se adaptar às necessidades de cada projeto. O método
se tornou muito popular, já que é simples e rápido de aplicar e traz resultados
efetivos para o planejamento.
Mas afinal, o que significa SWOT? É a sigla formada pelas iniciais das
palavras Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades)
e Threats (Ameaças). Em português, muitas pessoas a chamam de
análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).
Essas palavras identificam quais análises são feitas: as forças e
as fraquezas se referem à análise interna, ou seja, os pontos positivos e
negativos da empresa ou do projeto que se quer implementar.
São fatores que, em sua maioria, estão sob controle da empresa e podem
ser modificados por ela, diferentemente do ambiente externo, que é
analisado nas oportunidades e ameaças. Elas englobam a análise de mercado,
concorrentes, fornecedores e até o macroambiente político, econômico, social e
cultural.
O resultado da análise desses fatores é uma matriz 2×2, chamada de
Matriz SWOT, que divide os quatro pontos de análise entre fatores
internos/externos e positivos/negativos.
Assim, ao olhar para dentro e fora da empresa e para o que é positivo e
negativo, você obtém um panorama completo dos fatores que podem determinar
o sucesso do seu projeto.
Quais as principais vantagens da matriz SWOT?
No momento em que se tem mapeadas situações de risco e
oportunidades no mercado, assim como os pontos fortes e fracos em relação aos
seus concorrentes, é formado um panorama da empresa.
Além de proporcionar uma visão geral, existem outras vantagens
percebidas por quem utiliza a análise SWOT.
Insights para solucionar problemas
É muito comum que problemas apareçam e se configurem na matriz SWOT,
principalmente quando os pontos fracos são apontados.
Seja no fluxo de processos internos,
na distribuição de tarefas e, até mesmo, na abordagem da empresa, as
dificuldades detectadas durante a utilização da ferramenta podem ser tratadas
com ações específicas para serem solucionadas.
Tomada de decisão estratégica
O cliente quer
abrir uma filial, mas está na dúvida se vale a pena? A análise da matriz SWOT
pode ajudar na decisão. Afinal, a ferramenta mostra um panorama da
empresa, correto?
Outros dilemas de gestão precisam
de decisões efetivas para sair do papel — ou para entrar de vez na gaveta — e
também podem contar com a ferramenta para dar embasamento.
Análise das estratégias realizadas
Além de apontar para soluções futuras, a matriz SWOT permite que
gestores avaliem as estratégias em
andamento. Com isso, é possível verificar quais delas devem ser replicadas,
ajustadas e, até mesmo, desconsideradas do planejamento da empresa.
0 comentários:
Postar um comentário