Depois de tempos em que o segredo para conseguir mais clientes era bombardeá-los com anúncios, hoje vivemos em uma era em que o conteúdo é rei. Não existe prova maior disso do que o crescimento de áreas como o Inbound Marketing, ao mesmo tempo em que o número de usuários de adblockers aumenta todos os dias mundo afora.
Diante dessa realidade, uma dúvida muito comum entre empresários e profissionais de marketing é como se destacar nesse meio - uma vez que apenas ter maior orçamento para anunciar e fazer publicidade não é mais sinônimo de sucesso.
Uma das respostas mais comuns é estar bem ranqueado no Google. Afinal, é ali nas páginas de resultado que os usuários encontram produtos e serviços que tanto procuravam todos os dias. É um enorme meio gerador de negócios.
Mais de 100 bilhões de buscas são realizadas no Google mensalmente
Para chegar ao topo das buscas, claro, não tem como fugir do clichê: é preciso ter umconteúdo otimizado e de qualidade. Porque, como o próprio Google já anunciou publicamente, esse é o “segredo” para ter um bom desempenho orgânico.
Se você também se questionou como produzir um conteúdo rico, relevante para o usuário e ainda otimizado para SEO… está no lugar certo! Neste artigo vamos justamente destrinchar esse assunto e descobrir como aliar todos esses fatores para chegar a um texto incrível - e eficiente, claro!
Vamos começar por...
Olhe para o seu usuário (e seu comportamento)
O Google tem como objetivo fazer com que o usuário encontre aquilo que precisa com o mínimo de trabalho possível. Ele quer facilitar a vida das pessoas entregando o melhor resultado para uma busca logo de cara.
É por isso que você deve produzir conteúdo voltado para o usuário - e não conteúdos praticamente automatizados, com foco nos robôs do Google.
Para que isso seja possível, é necessário que você conheça e entenda o seu público. Claro! Caso contrário, a chance de fazer materiais que não se encaixam nos desejos e necessidades do usuário são GIGANTESCAS.
Por esse motivo, pesquise bastante e entenda questões como:
- Que tipo de busca meu público-alvo faz?
- Quais são as dúvidas dele em relação ao meu produto?
- Quais são os seus desejos?
- O que ele espera do meu produto?
- Quais outros assuntos relacionados ao meu produto podem ser interessantes?
Tente, a partir disso, produzir conteúdos que se encaixem nessas questões. Responda as dúvidas do seu público, seja útil para ele - e ele trará retorno comercial à sua empresa, tornando-se seu cliente ou indicando seu negócio a outras pessoas.
Esse tipo de trabalho de análise e pesquisa também te ajudará a definir melhor outras questões relacionadas à produção de conteúdo, como a linguagem adequada, a periodicidade das publicações, o tamanho dos textos e até mesmo outros tipos de materiais a serem feitos (infográficos, vídeos, ebooks, podcasts, etc).
Conhecendo sua persona, aquele usuários que você deseja atingir e conquistar para a sua empresa, fica muito mais fácil todo o processo de criação de conteúdo - e torna-se muito mais assertivo também.
Ressaltando: se você produzir algo de qualidade para o seu usuário, consequentemente e naturalmente o Google irá reconhecê-lo por isso destacando seu site nas buscas orgânicas.
Por isso, foco no seu cliente!
Fonte: Hubspot
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