terça-feira, 22 de outubro de 2013

O Vendedor que viu a Espada


Você está com problemas de vendas?
Deseja vender mais?
Quer se tornar um campeão de vendas?
A solução está em ver a espada.

Um velho gerente, muito sábio, estava recrutando um novo vendedor, pois seu campeão de vendas havia falecido e era preciso substitui-lo. Todos queriam essa vaga, uma vez que o fixo, a comissão, os benefícios e o plano de carreira eram excelentes.
O gerente sábio, então reuniu todas as pessoas mais inteligentes de sua cidade e declarou:
Vou apresentar a vocês um problema. Quem for capaz de resolvê-lo será o novo vendedor. A seguir, levou todos para o centro de uma enorme sala onde havia um lindo pano de veludo cobrindo alguma coisa. Quando o veludo foi retirado, todos viram algo mais bonito ainda: uma replica de um navio valioso de ouro. Em cima dele havia um vaso de porcelana riquíssimo e dentro, quatro rosas brancas naturais, decoradas com pedras preciosas.
- Esse é o problema – disse o gerente. Podem começar a resolve-lo.
O primeiro candidato se aproximou da cena, olhou demoradamente disse:
-O problema é que barcos de ouro não funcionam, são muito caros e afundam no mar.
-Pode ir embora – disse o gerente, desapontado.
Outro se apresentou e disse:
-O problema é que navio de ouro é alvo fácil de piratas.
-Ok, pode voltar para sua casa – disse o gerente, mostrando a porta de saída.
Um outro candidato meditou na cena e comentou:
- O problema é que rosas decoradas com joias não são naturais, ferem o espirito ecológico da sociedade capitalista.
-Próximo! – gritou o gerente, enraivecido por ouvir tanta besteira.
 O próximo candidato pensou e falou:
- O problema é que vasos de porcelana não são práticos, pois se caírem no chão quebram logo.

E assim um a um iam apresentando e falando asneiras e sendo dispensados. Já muito desanimado, o sábio gerente notou que o ultimo candidato se aproximou calado da estranha cena. O candidato viu que em um lado esquecido da sala havia uma espada afiada. Ele tirou essa espada da bainha e com toda força, surpreendendo a todos, quebrou o vaso de porcelana em dezenas de pedaços e destruiu impiedosamente as rosas juntamente com as pedras preciosas.

Todos olharam extasiados para o sábio gerente para saber que reação ele tomaria diante de um gesto tão inesperado. O velho gerente observou tudo em silencio e disse:
- Você será meu novo vendedor, o meu futuro campeão, você é o mais inteligente de todos. E prosseguiu:
- Eu disse que esse era o problema. Então se era um problema não importa o quão bonito ele seja.

Problemas são problemas, precisam ser destruídos. Não importa que seja um barco de ouro, um vaso de porcelana ou rosas com pedras preciosas, ou um caminho que nos traz conforto, ou um habito que nos agrada. Problemas são problemas, independentemente da aparência. E você os atacou de frente.
Problemas existem para serem destruídos, não filosofados. Muitas vezes, você está acostumado com um problema. Ele já faz parte de você. Você até pensa que sentirá falta dele. Mas não importa o seu sentimento, ele é um problema, ataque-o com coragem.

Qual o problema que está fazendo você não ter mais sucesso em vendas? Qual o problema que faz você só falar de concorrência, estagnação, aumento do dólar, crise na Europa e outras negatividades ululantes? Qual problema que é uma objeção de venda que impede você de procurar respostas criativas para deslumbrar e fidelizar clientes? Qual o problema que bloqueia você de entrar em mercados difíceis e competir com concorrentes feras? Qual problema trava você de dar um passo além do medo? Problemas não existem para serem explicados e sim destruídos.
      Lembre-se: a vida lhe dá problemas, mas lhe oferece as espadas. Olhe ao seu redor. Pegue a espada da coragem. Desembainhe a espada da iniciativa. Levante ao alto a espada da disciplina, da ousadia, do conhecimento e da atitude vencedora. Pare de filosofar. Destrua seu problema antes que ele acabe com você.
Não procastine!!!
O sucesso pertecem aos que agem.

José Augusto – Diretor de distribuidores – AMAP -RJ

0 comentários:

Postar um comentário