Segundo Boyd Westfall pesquisa mercadológica é a coleta de registro e análise de todos os fatos referentes aos problemas relacionados à transferência e venda de mercadorias e serviços do produtor ao consumidor, ou seja, pesquisa mercadológica é pesquisa em qualquer fase do processo mercadológico – e não se restringe à pesquisa de apenas um tipo de problema mercadológico.
Segundo David Aaker, V. kumar e George S. Day, a pesquisa de marketing ajuda a melhorar as decisões empresariais, proporcionando informação relevante acurada e em tempo hábil. Cada decisão precisa de informações específicas e únicas, e estratégias relevantes podem ser elaboradas tendo por base as informações colhidas pela pesquisa de marketing.
Segundo Carl McDaniel e Roger Gates, pesquisa de marketing é a função que liga o consumidor, o cliente e o público ao “marketeiro”, por meio de informações – informações estas utilizadas para identificar e definir oportunidades e problemas de marketing, gerar, aperfeiçoar e avaliar ações de marketing; monitorar o desempenho do marketing, e melhorar a compreensão do marketing como um processo. A pesquisa de marketing especifica as informações necessárias para abordar essas questões; formula o método para coleta de informações, administra e implementa o processo de coleta de dados, analisa os resultados, e comunica as descobertas e suas implicações.
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